Precarização do trabalho

Renata Pialarissi

Resumo


O presente artigo analisa a precarização do trabalho, considerando o histórico no contexto da saúde pública no Brasil e as transformações sofridas por esta categoria, resultante de uma modernização capitalista do trabalho, promovendo a violação dos direitos trabalhistas e gerando insegurança da manutenção do vínculo empregatício, do aumento da informalidade e do ritmo de produção, em um ambiente de trabalho inadequado, sob crescente pressão e nível de exigências, dentre outras vertentes. Considerando o papel do Sistema Único de Saúde (SUS), na assistência integral à saúde do trabalhador e seguindo os princípios da universalidade, unicidade e integralidade, entende-se que a estrutura de trabalho em saúde hoje precisa ser revista, devido à baixa qualificação laboral da atenção em saúde por falta de investimentos públicos e interesse do Estado em assumir, de fato, sua responsabilidade no setor, de modo a extrapolar as ações curativas para preventivas e a promoção e vigilância em saúde do trabalhador.

Texto completo:

HTML PDF

Referências


BALSANELLI, P.A. et al. (Orgs.). Competências gerenciais: desafio para o enfermeiro. São Paulo: Martinari, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Reunião regional dos observatórios de recursos humanos em saúde. Chamada à ação de Toronto: 2006-2015 rumo a uma década de recursos humanos em saúde nas Américas. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Moção de repúdio relativo à EBSERH. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 26 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

COSTA, R. H. da. O Mito da Desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

DONABEDIAN, A. The seven pillars of quality. Arch Pathol Lab Med, 1990.

FRANCO, T.; DRUCK, G. A perda da razão social no trabalho: terceirização e precarização. São Paulo: Boitempo, 2007.

FRANCO, T.; DRUCK, G. O trabalho contemporâneo no Brasil: terceirização e precarização. In: SEMINÁRIO FUNDACENTRO. Salvador, 2009.

GUIMARÃES, D. A.; SILVA, E. S. Formação em ciências de saúde: diálogos em saúde coletiva e a educação para cidadania. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, nº 5, p. 2551-2561. Rio de Janeiro, 2010.

JORNAL MEDICINA. Conselho Federal de Medicina, v. 197, nº 26. Brasília, 2011.

LIMA-GONÇALVES, E. Condicionantes internos e externos da atividade do hospital-empresa. Revista de Administração de Empresas ERA Eletrônica, v. 1, nº 2. São Paulo, 2002.

LOURENÇO, E. A. S.; BERTANI, I. F. Saúde do trabalhador no SUS: desafios e perspectivas frente à precarização do trabalho. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 32, nº 115, p. 121-134. São Paulo, 2007.

MELLO, J. F.; BURD, M. Psicossomática hoje. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 Ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

NOGUEIRA, R.P.; BARALDI, S.; RODRIGUES, V. A. Limites críticos da noção de precariedade e desprecarização do trabalho na administração pública. In: BARROS, A. F. R.; SANTANA, J.P.; SANTOS NETO, P.M. (Org.). Observatório de recursos humanos em saúde no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

OPAS - ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. Carta de Ottawa, 1, 1986.

QUINTANA, P. E. B.; RÍGOLI, F.; PADILHA, M. Planificación de recursos humanos y reformas del sector salud. In: NEGRI, B.; FARIA, R.; VIANA, A. L. D. (Org.). Recursos humanos em saúde: política, desenvolvimento e mercado de trabalho. São Paulo: Unicamp – NEPP, 2002.

SÁ,T. Precariedade e trabalho precário: consequências sociais da precarização laboral. Configurações. Lisboa, 2010.

SCALCO, S. V.; LACERDA, J. T. de; CALVO, M. C. M. Modelo para avaliação da gestão de recursos humanos em saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 26, nº 3, p. 603-614. Rio de Janeiro, 2010.

SILVA, L. M. O. Organização e relações de trabalho no setor de serviços de saúde brasileiro [dissertação]. São Paulo: Unicamp, 2006.

SINGER, P. Desemprego e exclusão social. São Paulo em Perspectiva, v. 10, nº 1. São Paulo: Fundação Seade, 1996.

STRAUB, R. O. Psicologia da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2005.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 16 Ed. São Paulo: Cortez, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.66.11

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_______________________________________________

Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)

Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br